No final do século XIX, surge com influência da música erudita europeia o que muitos denominam como a música genuinamente brasileira: o choro.
Depois da primeira geração de chorões, especialmente com Pixinguinha, se estabelece um formato de regional em que o piano dá espaço ao cavaquinho, violão de 7 cordas, pandeiro, flauta e outros instrumentos que até hoje vêm sendo incorporados. Surgem as rodas de choro e samba, caracterizando a música popular como uma música acessível a todas as classes sociais e que abraçava a cultura afrobrasileira.
O projeto Regional de Choro & Samba nasceu com o intuito de reviver esta tradição do popular, de uma roda contagiante e que tenha interação com os ouvintes; reviver clássicos que marcaram esta trajetória fazendo com que a linguagem da música popular se mantenha viva e atual. O repertório do regional é selecionado afim de relembrar grandes artistas de choro e samba, pilares da música brasileira. O projeto é dirigido a alunos de canto, violão, cavaquinho, flauta e percussão. Também é possível participar do projeto não sendo aluno da escola, mediante uma entrevista prévia com os coordenadores.