A prova específica da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para a música deve ser encarada com seriedade, porém não de maneira inalcançável.
A prova é dividida em três áreas que abrangem qualquer das opções de curso: prática musical, teoria/percepção e solfejo.
É importante que o interessado se informe sobre o currículo do curso que deseja, dentre os que são disponibilizados pela universidade, e se ele vem ao encontro dos seus objetivos. Estes cursos são divididos entre bacharelado e licenciatura, e em ambos se formam profissionais da música, debruçando-se no estudo de seu instrumento e de suas competências. No bacharelado, contudo, há mais horas dedicadas ao estudo específico da música, enquanto na licenciatura se tem a mesma carga horária, mas ao final de sua formação o estudante pode lecionar em escolas públicas, de ensino fundamental e médio.
- Cursos de Licenciatura: Canto, Violino, Violoncelo, Viola, Violão, Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Saxofone, Oboé, Fagote, Piano e Órgão.
Para uma boa realização da prova, é necessária a pratica contínua do instrumento desejado, além do estudo de partitura.
Em nossa escola, preparamos os interessados para os seguintes cursos:
- Violino
- Piano
- Canto
- Flauta Transversal
- Composição
- Violão e Música Popular (para os instrumentos citados anteriormente).
Objetivos:
- Item da lista #1
- Item da lista #1
- Item da lista #1
- Item da lista #1
- Item da lista #1
- Item da lista #1